Rede Oficina
Gangue de Guimarães
Coproduções
Residências Artísticas
Bolsas de Criação
Documentação
Redes e Parcerias
SEXTA 16 JUNHO, 21H00
Colóquios Simples
De Teofrasto a Garcia da Orta passaram quase dois mil anos sem grandes avanços no estudo metódico e científico das plantas.
Com os Descobrimentos, a identificação e influxo de novas espécies vieram dar novo interesse ao estudo das espécies vegetais e às suas muitas aplicações. A História da Ciência Botânica é também uma história do mundo, das civilizações e da tecnologia. Nesta conversa vamos conhecer essa História e algumas histórias da Botânica, e como dependemos dos avanços que nos proporciona para compreender um mundo com cada vez menos plantas.
A segunda sessão dos Colóquios Simples vai contar com a participação de João Paulo Cabral, licenciado em História e doutorado em Biologia, autor de “A História Natural no Iluminismo” (Colibri, 2023), Ana Isabel Queiroz, professora Auxiliar do Departamento de Geografia e Planeamento Regional na NOVA FCSH, coordenadora da Linha Temática “Mundos Precários e Sustentabilidade: trabalho, saúde e natureza”, membro da Direcção do Instituto de História Contemporânea e autora do livro “A Paisagem de Terras do Demo” Esfera do Caos, (2009), e João Monteiro, biólogo, especializado em História da Ciência e cofundador e vice-presidente da COMCEPT - Comunidade Céptica Portuguesa.
Os “Colóquios Simples” são conversas acessíveis e abertas que procuram dar uma outra perspetiva sobre Ciência e sobre as plantas, das exóticas às que fazem parte do nosso dia-a-dia e que, frequentemente, ignoramos. São uma viagem ao conhecido, para o entendermos melhor.
Entrada gratuita até ao limite da lotação disponível.