Rede Oficina
Gangue de Guimarães
Coproduções
Residências Artísticas
Bolsas de Criação
Documentação
Redes e Parcerias
QUARTA 22 MARÇO, 19H00
Remoinho
Dia 22 de Março não é um dia qualquer - celebramos o dia em que uma das mais importantes investigadoras do pão em Portugal faleceu. Mouette Barboff, de origem francesa, doutorada em Antropologia, descobre em 1984 o pão caseiro no Alentejo e daí inicia uma viagem por Portugal na busca de memórias do mais vital produto - o pão.
Os livros que publicou foram – O Pão em Portugal (2008), A Tradição do Pão em Portugal (2011), O Pão das Mulheres (2016) e Reminiscências Cripto-Judaicas nas Alheiras Transmontanas (2018). Esteve presente na Casa da Memória, há quatro anos, numa série de entrevistas realizadas a vários investigadores de produtos locais da nossa herança alimentar.
Celebramos com ela a vida que há no pão e o lançamento na Casa da Memória de um projeto que vai além do sabor: vai pela ruralidade adentro à procura do som das águas nos moinhos que ainda preenchem a nossa paisagem.
Redemoinho é um projeto-viagem de 12 meses, em volta dos saberes tradicionais e recriações artísticas sobre este girar da pá, sobre este reencontro entre o que temos hoje e o que o rio levou. Encontrar, intimamente, cada gesto, pessoa e produto, e com eles homenagear não apenas o pão e o moinho, mas todo o ciclo da vida que neles se encontram em três fases - tempo de observar, tempo de escutar e tempo de sentir.
No final da conversa decorrerá uma sessão de degustação.